
Ovo: o alimento essencial em tempos de pandemia
Você sabia que a cada minuto, são produzidos mais de 78 mil ovos no Brasil. E com a segunda onda da pandemia, eles voltaram a ser disputados no mercado.
Para termos uma noção do quanto esse item é uma crescente paixão nacional, o ano de 2020 somou mais de 4 bilhões de ovos produzidos quando comparado com 2019. É realmente impressionante! O ovo nosso de cada dia é verdadeiramente um alimento indispensável na mesa do brasileiro.

O ovo virou tendência
Está em posts das mídias digitais e nas dicas das nutricionistas mais hypes do país. A variedade de receitas acaba sendo um ponto-chave para tornar esse item tão “instagramável”, sendo frito, mexido, pochê, omelete e ou como ingrediente de inúmeras receitas de pratos salgados e doces.
Percebemos um movimento interessante em tempos de pandemia: as pessoas estão procurando dietas mais ricas em proteínas do que em carboidratos. Ou seja, o ovo entra como protagonista no lugar daquele pãozinho fresco no café da manhã.
Além disso, cada vez mais pessoas estão se tornando vegetarianas e o ovo é uma ótima escolha como substituto das carnes.
Listamos abaixo alguns motivos para o ovo ganhar esse hype todo:
- É acessível.
- Fácil de encontrar e de caber no bolso. É uma fonte de proteína mais barata do que as carnes.
- Super nutritivo.
- Possui praticamente todos os aminoácidos que nosso corpo precisa.
- Muito saudável
- Tem pouquíssima gordura saturada (a que faz mal). Além disso, ele possui gorduras monoinsaturadas que é ótima pra gente. Ou seja, só gordura boa.
- Vitamina especial
- A colina, muito presente na gema, é muito boa para funções neurocognitivas.
Mas não é para comer apenas ovos
Mesmo que tenha perdido o estereótipo de vilão, ainda é contra indicado comer muitos ovos por dia. Algumas pessoas chegam a comer 10 ou mais ovos diariamente, principalmente aquelas em busca de músculos grandes mas ainda não se sabe o efeito disso a longo prazo.
Dicas de nutrição da Casbri para você
Moderação é a palavra! Ovos são o que chamamos de “comida de verdade”, aqueles alimentos que não são ultra processados e que devem ser a base de qualquer alimentação, mas não é porque faz bem que devemos nos alimentar apenas dele.
Mas então, qual a quantidade ideal?
Não existe um número mágico, desculpem.
Essa resposta é individual e deve ser dada por um nutricionista levando em conta o restante da sua alimentação, a idade, presença de doenças e diversos outros fatores.
O que é indiscutível é que você não precisa de livrar dos ovos e nem se alimentar apenas dele. Não é difícil, vai.
No supermercado perto de você
Você já encontrou nossos produtos no supermercado do seu bairro? Nós oferecemos aos parceiros uma opção de confiança e excelência para entregar ovos, cebolas, alho e feijão, porque o que importa pra gente é levar alimentos frescos para você, com qualidade comprovada e em qualquer quantidade.
Muito obrigado por ser + Casbri.