Alho e Cebola: ingredientes funcionais
O cheiro deles fritando juntos na frigideira é de fazer qualquer um ficar com água na boca, mas mesmo assim eles possuem má fama: causam mau hálito, deixam mau cheiro nas mãos, trazem irritação para a pele. Mas além de certas crendices e algumas constatações, a verdade é que o alho e a cebola estão no topo da lista dos ingredientes funcionais.
E o que isso quer dizer?
O alho e a cebola podem ajudar no tratamento e prevenção de doenças, como câncer. Vamos entender alguns componentes que os tornam tão poderosos abaixo:
Selênio: antioxidante que ajuda a reduzir a quantidade de radicais livres do organismo, que são formados naturalmente durante o metabolismo.
Vitamina B: A carência das vitaminas do complexo B ocasiona diversas doenças, pois como são hidrossolúveis, não são armazenadas em grande quantidade no organismo, devendo ser ingerida diariamente.
Flavonóides: presentes nas frutas e vegetais, têm como principal função prevenir doenças, já que são antioxidantes e anti-inflamatórios naturais.
Ou seja, ingredientes funcionais como a cebola e o alho além de contribuírem para o sabor dos preparos dos pratos normalmente no formato de temperos, também favorecem muito o sistema imunológico.
Cebola e o alho desidratados?
O alho e a cebola em pó também oferecem muitos nutrientes, a diferença é que como precisam ser usados em pequena quantidade para não alterarem o sabor dos pratos, os nutrientes absorvidos também são em menores quantidades em comparação com os alimentos in natura.
O alho em pó fornece minerais como cálcio e fósforo, bom para ossos e dentes. Já a cebola em pó é rica em vitamina C, que ajuda no sistema imunológico. Uma boa dica para usar esses condimentos é misturar o pó nas farinhas antes dos preparos de massas, pães e bolos.
Ficou interessado? Siga nosso perfil no Instagram e conta pra gente qual tema gostaria de ver por aqui.