Na Casbri

Gastronomia Social com a Chef Maristella Sodré

Maristella Sodré é cativante e daquelas pessoas que em um minuto de conversa já nos sentimos íntimos. Mas quando o tema é Gastronomia Social seus olhos brilham e o entusiasmo vem com tudo. Apaixonada por Gastronomia e porta-voz da inclusão social através do aproveitamento integral dos alimentos, a chef é parceira da Casbri e nossa entrevistada deste mês.
Vem descobrir mais com a gente!

O que é a Gastronomia Social e como funciona?


A Gastronomia Social é um conceito de uma Gastronomia Inclusiva que utiliza as técnicas de Aproveitamento Integral dos Alimentos, com o desafio de transformar a vida das pessoas em vulnerabilidade social combatendo a fome, a pobreza, a desnutrição e a falta de oportunidade.          

Em qual momento da sua carreira você se encantou pela Gastronomia Social?


Quando me formei, senti a necessidade de possuir uma “identidade gastronômica” para meu negócio. Foi então que conheci a “Gastromotiva” através de um programa de televisão. Me apaixonei por seus ideias, do amor pela comida e pelas pessoas. E resolvi que esse seria o propósito a seguir na minha vida pessoal e profissional. A Gastronomia Social mudou a minha vida e me incentiva a transformar a vida das pessoas através desse conceito.

Quais são os principais passos que a sociedade precisa dar para transformar a inclusão social através do alimento?


Primeiro a sociedade precisa abrir a mente e o coração e acabar com seus preconceitos, pois partes dos alimentos que normalmente jogamos fora como talos, cascas e sementes, podem sim ser consumidos na sua totalidade.

Qual é o alimento mais difícil para conseguir um aproveitamento 100%? A banana é o mais fácil ou apenas o mais divulgado?


Não existe dificuldade para consumir um alimento na sua totalidade. Existem técnicas de cocção diferentes para cada preparo de acordo com cada textura. Mas com o tempo, com muitos testes e estudos, podemos nos aprimorar e saber a preparação mais adequada para cada parte dos alimentos.  Algumas partes que não são próprias para consumo, podemos utilizar a técnica da compostagem, que consiste em  transformar os resíduos orgânicos em adubos naturais e assim devolver todos os nutrientes existentes do alimento para o solo.

A banana, por ser um alimento mais comum na mesa das famílias brasileiras e de fácil consumo, naturalmente é a mais citada pelas mídias. Mas temos que nos atentar que ela também é a fruta mais desperdiçada no país. De cada 100 bananas produzidas, somente 60 delas chegam à mesa das nossas famílias. O restante infelizmente é jogado no lixo.

Ainda existe muito preconceito no Brasil sobre a utilização das cascas e sementes no preparo de refeições?


Sim. Existe muito preconceito. Para mim, lixo, são resíduos mal utilizados. Mas acredito que aos poucos esse assunto está sendo abordado nas mídias alertando mais pessoas sobre este sério assunto de desperdício de alimentos.

Aprenda a reaproveitar os alimentos com algumas receitas da Maristella no nosso blog.

Conheça mais sobre o trabalho da Chef Maristella

Maristella Sodré é Chef de Cozinha, apresentadora do programa #comidaquetransforma no Nhac gnt e professora da Gastromotiva e Gepar.

[ Sem categoria ] por Casbri Alimentos