Feijão-preto com diferentes refogados
O feijão-preto é um dos alimentos mais populares da culinária brasileira e faz parte da rotina alimentar de muitas pessoas. No entanto, por mais incrível que seja o seu tempero, pode ser interessante testar coisas novas e fazer a comida de todo dia um pouco mais especial.
Para dar um toque diferente e surpreender na comida do dia a dia, os refogados são uma ótima opção. Neste texto, vamos compartilhar algumas dicas de refogados para fazer um feijão-preto diferente e saboroso. Acompanhe!
Feijão-preto com Beterraba e Cominho
A beterraba dá um tom lindo e o cominho transforma o sabor do seu preparo. Vamos a receita?
Depois de 12 horas de molho, coloque o feijão em uma panela de pressão e cozinhe normalmente por cerca de 15 minutos.
Enquanto isso, descasque e pique fino uma cebola e 5 dentes de alho, da Casbri, é claro. Também descasque a beterraba e passe pela parte grossa do ralador.
Em uma frigideira grande ao fogo baixo, adicione um fio de azeite, a cebola e uma pitada de sal para ajudar a refoga-la. Quando ela estiver transparente, adicione a beterraba ralada com mais uma pitada de sal e deixe refogar até murchar. Por último, junte o alho, uma colher de chá de cominho e mexa por mais um minuto.
Junte duas conchas do feijão cozido, com um pouco do caldo, no seu refogado. Misture e amasse alguns grãos com a concha. Depois leve esse refogado para a panela de pressão, misture com o restante do feijão e acerte o sal e a pimenta-do-reino.
>>> Caldinho de Feijão preto
>>> Pão de feijão preto
Feijão-preto com Linguiça e Leite de Coco
A gente sabe que a ideia é estranha, mas pode confiar.
Comece cozinhando o seu feijão normalmente. Enquanto ele está na panela de pressão, descasque e pique bem fininha uma cebola Casbri, lave e pique dois tomates em cubos, corte 250g de linguiça calabresa em rodelas finas e lave, seque e pique algumas folhas de coentro e dois talos de cebolinha.
Em uma panela funda no fofo médio, adicione um fio de azeite e junte a cebola com uma pitada de sal para refogar. Acrescente os tomates, o coentro e a cebolinha e refogue mais um pouco.
Quando o feijão estiver cozido, o ideal é que ele fique “al-dente”, transfira duas conchas com caldo e grãos para a penela do refogado, misture muito bem, e não se esqueça de amassar um pouco dos grãos para engrossar o caldo.
Misture o feijão com o refogado, adicione a linguiça e deixe cozinhar em fogo alto até ferver. Abaixe o fogo, adicione o leite de coco e deixe cozinhar por mais dez minutos antes de servir.