Como fazer a higienização dos alimentos
Estamos passando por uma flexibilização das medidas preventivas contra o coronavírus (COVID-19), mas isso não é motivo para deixarmos de lado os hábitos de higiene recomendados, como a higienização dos alimentos que compramos no mercado e uso da máscara em ambiente públicos.
Limpeza das mãos e da cozinha
Antes de limpar os alimentos, você precisa se limpar. Lave as mãos corretamente, com sabão e água corrente, e isso significa uma atenção especial nas regiões entre os dedos, pontas dos dedos, dorso das mãos, pulsos e antebraços.
A sua cozinha também precisa estar limpa, então atenção à bancadas, pias, louças e demais utensílios, eles devem estar sempre limpos e secos, sem resíduos de alimentos.
Higienização dos alimentos
Para higienizar alimentos crus, a recomendação é remover as folhas, separá-las uma a uma, lavá-las com água tratada abundante e deixá-las por 15 minutos em uma mistura de uma colher de sopa de água sanitária e um litro de água. Depois lavá-las com água tratada corrente novamente.
Para alimentos sem folhas, como a cebola, ou frutas, mesmo aquelas que você vai comer sem a casca, o procedimento deve ser o mesmo.
Os alimentos comprados em embalagens, como arroz, feijão ou macarrão, podem ser higienizados com um pano úmido com álcool em gel ou água e sabão, mas se você puder jogar a embalagem fora e passar o conteúdo para outro recipiente é ainda melhor.
Para alimentos congelados também é necessário a a higienização com pano úmido antes de serem levados ao freezer.
Também é preciso ter cuidado com os ovos, a casca do ovo não é tão protetora quanto parece, na verdade ela é cheia de pequenos poros. Por conta disso não se deve deixar os ovos de molho. Ao comprar a sua cartela descarte a embalagem no lixo e guarde os ovos dentro da geladeira, mas não na porta. Na hora de consumir, realize a higiene da casca.
Ovo na dieta ajuda a imunidade
Para melhorar a sua luta contra o vírus, o ovo foi é uma boa escolha. Além do valor acessível, é um alimento que se destaca pela sua composição nutricional, que colabora para aumentar a imunidade das pessoas.
O que você ganha comendo ovos:
Proteínas: Auxilia na regeneração celular, e também na manutenção de músculos e na reposição do gasto energético das células;
Vitaminas B: Tiamina (B1), riboflavina (B2), piridoxina (B6), ácido fólico, vitamina B12, biotina e colina;
Vitamina D: responsável pela deposição do cálcio ósseo e também importante na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes, o ovo é um dos únicos alimentos com essa vitamina (uhuul!);
Minerais: Cálcio, ferro, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco e o selênio no ovo atende a 50% das necessidades do adulto;
Nutritivo, proteico, versátil, barato e fácil de armazenar. Ai ovo, as pessoas não te dão o valor que você merece né?! <3
Neste período de pandemia que vivemos em todo o mundo vemos o ovo tendo um grande destaque por sua composição nutricional, que tanto ajuda a aumentar a imunidade das pessoas, quanto por ser uma proteína animal de fácil acesso, assim, estando presente na alimentação de todas as classes sociais. Um produto proteíco, nutritivo, versátil e fácil de armazenar, continua sendo a melhor opção como proteína animal para a população.
Tem alguma dúvida sobre alguns dos alimentos comercializados por nós? É só mandar para o nosso perfil no Instagram que vamos responder por aqui ou através de um post no nosso perfil.