Casbri <3 Planeta: Nosso trabalho de reciclagem
Você já sabe que trabalhamos duro para que as galinhas que botam nossos ovos sejam bem tratadas e que os ovos cheguem fresquinhos, mas nosso trabalho não termina quando você consome os ovos pois também nos preocupamos com a reciclagem do material usado nas embalagens.
Sabia que todas as empresas são responsáveis, não apenas por colocar bons produtos nos mercado, mas também pelas embalagens mesmo após o consumidor comprá-los?
Para cumprir as metas de logística reversa de embalagens pós-consumo definidas nacionalmente, as empresas devem adquirir uma quantidade de Certificados de Reciclagem que seja equivalente a pelo menos 22% da massa total de embalagens colocadas no mercado.
Reciclagem com Logística Reversa
Hoje nós trabalhamos em parceria com a Eu Reciclo em formato de logística reversa, em que a empresa nos ajuda a compensar as embalagens pós-consumo. Sabe aquele rostinho sorrindo na nossa embalagem de 30 ovos? É o selo da Eu Reciclo que garante para você que o material da daquela embalagem será compensado ambientalmente.
Isso significa que nós destinamos recursos ao desenvolvimento da cadeia de reciclagem através da compensação ambiental das embalagens que usamos!
Compensação Ambiental
Tá bem, mas como funciona essa compensação ambiental? Bom, a Eu Reciclo trabalha em parceria com diversas cooperativas e operadores de reciclagem para garantir que a mesma quantidade de embalagem gerada pelas empresas, como nós, será reciclada.
Sendo assim, a cada produto Casbri vendido, a mesma quantidade do material usado na embalagem vai ser reciclado em um operador no Brasil.
Hoje a compensação ambiental acontece dentro dos grandes grupos (papel, plástico, vidro e metal) mas a ideia é que ela passe a acontecer de maneira mais específica. Por exemplo, se uma empresa utiliza plástico PP, embalagens variadas de plástico PP, exclusivamente, serão recicladas para compensar o seu impacto ambiental.
Isso funciona mesmo?
O certo seria se todo o resíduo (não é lixo, já que pode ser reciclado) que não tem mais uso fosse destinado à reciclagem, mas ainda não é uma realidade no Brasil.
Com o nosso trabalho em parceria com a Eu Reciclo, a renda extra destinada à cadeia de reciclagem, além de formalizar seus agentes, também cria incentivos para que o setor aumente seu potencial e as taxas de reciclagem se elevem.
Os investimentos são usados nas maiores necessidades desses parceiros, como: no aumento da capacidade, com a compra de equipamentos, veículos e contratação de mais funcionários; nas despesas gerais de coleta, salários, estrutura, equipamentos de segurança; ou em melhorias das instalações.
Você também pode ajudar nessa! Procure na sua cidade alguma cooperativa e operadores de reciclagem e descarte os seus resíduos da maneira correta. O planeta agradece e nós também.