
Alho: o protagonista do prato
Com o alho parece não existir meio termo: é ame ou deixe-o! Mas muito além de espantar vampiros ou ser apenas um figurante com pão nos churrascos, o alho pode ser o protagonista da sua mesa.

Usado majoritariamente como tempero, o alho ganha importância e destaque quando se torna a estrela do prato.
Um bom exemplo é o alho confit, uma receita fácil e simples, mas cheia de sabor. Confit é o nome de uma técnica de cocção de alimentos em gordura, na qual se utiliza baixa temperatura e tempo prolongado para não quebrar a cadeia de fibras do que está sendo confitado. Nesta forma, o alho ganha textura macia e fica com sabor mais adocicado do que de costume.
Como se come o alho confit?
Versátil, essa preparação pode ser usada tanto em sanduíches substituindo as pastinhas, quanto na base de uma massa.
- Tempero: use uma colherada para temperar legumes grelhados ou uma salada quente
- Purê: o tradicional purê de batata pode ganhar um toque sofisticado com o confit, como nos famosos mashed potatoes americanos
- Massas: além de ser uma ótima base para macarrão, também combina muito com torradinhas ou ainda em recheios de pizzas.
E como faço o meu?

INGREDIENTES
- 1 xícara de azeite
- 24 dentes de alho Casbri descascados
MODO DE PREPARO
- Aqueça o óleo em uma panela pequena em fogo médio a baixo
- Adicione o alho
- Cozinhe em fogo muito baixo até ficar macio, aproximadamente 1 hora
E qual a duração?
Esta preparação precisa ser mantida sempre refrigerada e completamente coberta de óleo. Sempre que for pegar um pouco do confit, use uma colher limpa, de forma que não amargue ou contamine o preparo. Armazene em potes de vidro, que confere melhor conservação, e de preferência com fechamento hermético. Seguindo essas regrinhas, o alho confitado pode durar até 3 semanas.
Gostou? Compartilhe em suas redes sociais com #FizComCasbri pra gente ver. Obrigada por ser + Casbri