Entenda as diferenças entre o alho roxo e o branco
O melhor e maior tempero de acordo com 11 em cada 10 brasileiros está presente em quase todos os nossos preparos, do arroz e feijão do dia a dia ao prato especial de domingo. E não é por menos, além de ser delicioso, o alho é riquíssimo em nutrientes.
Mas você sabia que aqui no Brasil são comercializados dois tipos de alho?
Alho Roxo vs. Alho Branco
A principal diferença está na cor, como o nome já diz, mas elas não param por aí. A origem de cada um também é diferente.
O alho que tem a túnica, aquela membrana que envolve o dente, branca ou levemente violeta, vem lá da China. Já o alho que tem a túnica arroxeada é nacional, mas como a natureza pode nos surpreender, a coloração da membrana pode variar e o alho brasileiro também é encontrado com a túnica branca. A diferença — quase que imperceptível está nas pequenas faixas roxas ou rosas que surgem pela túnica do alimento nacional.
Então como identificar? O tamanho pode ajudar! O sabor do alimento oriental, normalmente, é mais leve e adocicado, e tem menos “dentes”, chamados cientificamente de bulbos. Já o bulbo brasileiro é mais grossinho, com um sabor mais forte e ácido
Qual o mais nutritivo?
Nessa categoria, o nacional sai na frente!
O roxo possui maiores quantidades dos compostos que são responsáveis por diversas propriedades medicinais do alimento. Entre os vários benefícios estão a melhora da imunidade, o seu efeito anti-inflamatório, antimicrobiano, cardioprotetor, antioxidante e até mesmo anticancerígeno
A alicina, um composto encontrado em maiores quantidades no alho roxo, é responsável por ajudar no controle do colesterol, auxilia no combate a infecções causadas por micro-organismos e por vírus, além de ser um potente antifúngico. Além disso, o alho roxo também possui excelentes antioxidantes, como a tiamina, riboflavina e vitamina C, que contribuem no combate à hipertensão, protegem contra o diabetes gestacional e impedem o crescimento e proliferação de bactérias”,
Para efeito de comparação, teríamos que utilizar quatro ou cinco dentes do alho chinês para chegar à qualidade de apenas um do roxo nacional.
E qual o mais fácil de armazenar?
Nessa categoria os dois mandam bem, podendo ser conservados por até três meses em local fresco e sem umidade, mas evite locais fechados pois existe o risco deles mofarem.
Quando descascado, o melhor seria guardar na geladeira, embrulhado em plástico, ou imerso em óleo ou azeite. Também podem ser conservados no freezer, mas é importante que vão do freezer direto para a panela na hora do preparo.
O alho Casbri
Temos o alimento nacional e importado da Argentina, da China ou da Espanha, sempre frescos e bonitos, e te convidamos a comprovar nossa qualidade na hora de comprar apertando o alho: quanto mais firmes, mais frescos!
Nossa dica é: compre o alho com a cabeça completa, sem machucados e com a casca inteira; isso deixará ele fresco por mais tempo na sua casa. Para descascar, amasse o alho com a lâmina da faca deitada até fazer “crec!” e a casca soltará, isso significa que ele está novo e fresco.
Quer mais dicas? Siga a gente no Instagram <3